Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA anunciam sanções contra um dos chefes da rede Haqqani

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira sanções financeiras contra um dos líderes da rede talibã Haqqani, inimiga das tropas americanas no Afeganistão, que foi capturado no fim de setembro pelas forças internacionais da Otan.

Haji Mali Khan também aparece a partir de agora na lista americana de pessoas e organizações que apoiam o terrorismo, indicou o Departamento de Estado em um comunicado.

As sanções americanas congelam os ativos que Mali Khan pudesse ter nos Estados Unidos, e as empresas e os cidadãos americanos são proibidos de realizar transações comerciais com ele.

Haji Mali Khan “supervisionava centenas de combatentes e dava ordens a subalternos para realizar atos terroristas”, acrescenta o comunicado, explicando que ele fornecia “apoio e ajuda logística à rede Haqqani e esteve envolvido em projetos de execução e atentados no Afeganistão contra civis, forças da coalizão e polícia afegã”.

As forças internacionais da Otan capturaram Haji Mali Khan no fim de setembro em uma operação conjunta com as forças afegãs e internacionais.