Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA anunciam aumento de U$S 17 milhões na ajuda à África

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, anunciou nesta quinta-feira um aumento de 17 milhões de dólares na ajuda de seu país no combate à fome no leste da África, considerando a situação “a maior emergência humanitária” atual.

Em um discurso sobre a crise alimentar e sobre os esforços para evitar futuros desastres deste tipo, Hillary ressaltou que a ajuda humanitária global de seu país atingirá este ano 580 milhões de dólares, incluindo os 105 milhões anunciados nesta segunda-feira.

A chefe da diplomacia americana indicou que 12 dos 17 milhões de dólares em novas ajudas irão para a Somália, país mais afetado pela crise, que também atinge partes de Quênia, Uganda, Etiópia e Djibuti.

Cerca de 12 milhões de pessoas correm risco de morrer de fome nessa região do planeta, segundo autoridades das Nações Unidas.

“O que está acontecendo no Chifre da África é a maior emergência humanitária no mundo atual e a pior que este continente já sofreu em muitas décadas”, disse a secretária no Instituto de Políticas de Alimentação.