Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Estátua de Nelson Mandela é inaugurada em Pretória

A inauguração do monumento na capital executiva da África do Sul ocorreu um dia depois de o ex-presidente ser enterrado em Qunu, sua aldeia natal

Uma estátua de nove metros do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela foi inaugurada nesta segunda-feira em Pretória, a capital administrativa do país. O monumento em homenagem ao ícone da luta contra o apartheid foi mostrado ao público no feriado do Dia da Reconciliação, uma data que lembra o fim dos conflitos raciais no país, e um dia depois de o corpo de Mandela ser enterrado em Qunu, a sua aldeia natal.

Leia também:

Obama e premiê dinamarquesa fazem ‘selfie’ no funeral de Mandela

‘Falso intérprete’ do funeral de Mandela já foi acusado de assassinato, diz TV

Presente no evento, o presidente Jacob Zuma disse que a imagem de Mandela foi esculpida com as mãos ao alto para mostrar que ele estava abraçando “toda a nação”, informou a rede BBC. Após um período de dez dias de cerimônias em homenagem ao Prêmio Nobel da Paz de 1994, o governo ordenou que a bandeira da África do Sul voltasse a ser hasteada no topo do mastro. Mandela morreu aos 95 anos após enfrentar uma série de complicações respiratórias.