Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Estados Unidos e Rússia acertam trégua na Síria

O cessar-fogo entrará em vigor na próxima segunda-feira, a partir do horário do pôr do sol

Os chefes da diplomacia de Estados Unidos e Rússia, John Kerry e Sergueï Lavrov, acertaram um cessar-fogo para a Síria que deve começar na noite da próxima segunda-feira, anunciou o próprio secretário americano de Estado nesta sexta-feira, ao final de uma longa negociação em Genebra.

LEIA TAMBÉM:
‘O que é Alepo?’, pergunta candidato à Presidência americana
Oposição síria apresenta plano de criação de Estado democrático
Unicef: 50 milhões de crianças vivem longe de seu lar e em risco

“Hoje, Estados Unidos e Rússia anunciam um plano pelo qual, esperamos, se poderá reduzir a violência e o sofrimento, e retomar o caminho para uma paz negociada e uma transição política”, declarou Kerry ao lado de Lavrov. O chanceler russo disse que, apesar de desconfiança mútua, os dois lados criaram cinco documentos que permitirão a coordenação da luta contra o terrorismo e a retomada da trégua na Síria em uma melhor forma.

O secretário de Estado americano acrescentou que o acordo também previne que as forças aéreas do ditador sírio Bashar Assad entrem em missões de combate em locais controlados pela oposição. Kerry chamou a decisão de “alicerce do acordo”, ao se referir às forças aéreas do regime sírio como a principal causa de morte de civis e do fluxo migratório, reportou a rede CNN.

O secretário de Estado destacou que se a trégua puder ser mantida por uma semana, abrirá caminho para uma cooperação entre as forças militares de EUA e Rússia visando acabar com um conflito que já deixou mais de 260 mil mortos.

(Com AFP)