Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Estados Unidos e Irã acertam detalhes finais para encerrar disputa nuclear

Ministros do exterior dos dois países estiveram reunidos durante a Conferência de Segurança, na Alemanha

Os ministros do exterior dos Estados Unidos e do Irã mantiveram negociações privadas na Alemanha neste domingo para discutir o próximo estágio de esforços para um acordo definitivo que encerre a disputa sobre o programa nuclear iraniano.

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o ministro do Exterior do Irã, Mohammad Javad Zarif, se encontraram nos bastidores da Conferência de Segurança de Munique para falar das negociações nucleares entre seis potências mundiais e o Irã, que irão prosseguir em Viena em 18 de fevereiro.

Leia também:

Irã dá início à paralisação do seu programa nuclear

As negociações terão a meta de por fim à disputa nuclear depois de o Irã ter concordado, após um acordo preliminar em novembro, pausar suas operações nucleares mais sensíveis em troca de algum alívio em sanções.

Em sua conversa com Zarif, Kerry ressaltou a importância de que ambos os lados negociem de boa fé e de que o Irã cumpra os compromissos estabelecidos pelo acordo preliminar de novembro, disse uma autoridade do Departamento de Estado dos EUA.

Os EUA e a União Europeia suspenderam algumas sanções sobre o Irã diante do acordo preliminar, mas Kerry deixou claro para Zarif que os EUA continuarão mantendo outras sanções.

Leia também:

Para Obama, negociação com o Congresso pode ser mais difícil que com o Irã

Irã convida ONU para visitar instalação nuclear

(Com Reuters)