Esquerda francesa soma 46,7% dos votos e vence 1º turno
Foram convocados às urnas 46 milhões de franceses para renovar a Assembleia

O Partido Socialista e os outros de esquerda venceram neste domingo o primeiro turno das eleições legislativas francesas com 46,77% dos votos contra 34,07% da direita, segundo resultados oficiais definitivos.
O ministério francês do Interior disse que a apuração situa a extrema direita Frente Nacional (FN) na terceira posição no pleito, com 13,6% dos sufrágios.
O primeiro turno das legislativas alcançou uma abstenção de 42,77%, segundo os dados oficiais, acima dos 39,6% da primeira etapa das eleições anteriores, em 2007. Foram convocados às urnas 46 milhões de franceses, para renovar a Assembleia Nacional, com 6.603 candidatos distribuídos em 577 divisões.
A esquerda obteve 34,4% dos votos do Partido Socialista (PS), mais 5,46 % dos ecologistas (EELV) e 6,91% da Frente de Esquerda. Enquanto isso, a direita soma 27,12% da União por um Movimento Popular (UMP), 1,24% do Partido Radical, 2,2% do Novo Centro e 3,51% de outras formações conservadoras.
O segundo turno das eleições legislativas ocorre em 17 de junho.
(Com agência EFE)
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)