Esquerda francesa confirma avanço antes das eleições legislativas

Paris, 5 jun (EFE).- Os partidos de esquerda franceses ampliaram sua vantagem com relação aos de direita nas vésperas do primeiro turno das eleições legislativas, que acontecerão no próximo domingo, segundo uma nova pesquisa publicada nesta terça-feira.
As intenções de voto da esquerda – socialistas com seus aliados ecologistas e radicais e a Frente de Esquerda, que inclui os comunistas – cresceram um ponto percentual e agora somam 45,5%, segundo a pesquisa realizada pelo instituto Ipsos para a ‘Radio France’ nos dias 1º e 2 de junho.
De acordo com esse estudo, as intenções de voto da direita – UMP com seus parceiros – caíram um ponto e agora são de 34%.
A Frente Nacional, que por enquanto não tem representação parlamentar, também perdeu apoio e foi a 14%, enquanto o centrista MoDem aumentou suas intenções de voto a 3%.
Dentro da esquerda, o Partido Socialista (PS) obteve 32,5% (1,5 ponto mais), os ecologistas somaram 6% (sem mudanças) e a Frente de Esquerda ficou com 7% (um ponto menos).
De acordo com as projeções do Ipsos, das 577 cadeiras em jogo no pleito dos dias 10 e 17 de junho, o PS conquistará entre 249 e 291, com o que dificilmente chegará sozinho à maioria absoluta de 289 deputados, de modo que terá de buscar coalizões com as outras formações de esquerda.
Em conjunto, a esquerda obteria entre 303 e 357 parlamentares na Assembleia Nacional, frente à direita parlamentar, que teria entre 220 e 274.
Segundo a pesquisa, a abstenção ficará entre 38% e 41%, superior à das passadas eleições presidenciais, quando se registrou uma participação de 80,34% no segundo turno, em 6 de maio. EFE