Clique e assine a partir de 8,90/mês

Espanha sairá da crise ‘com arrojo, determinação e paciência’, diz Rajoy

Por Da Redação - 20 jun 2012, 13h45

Rio de Janeiro, 20 jun (EFE).- O presidente do Governo da Espanha, Mariano Rajoy, mostrou-se nesta quarta-feira convencido de que a Espanha superará a crise e se recuperará ‘com arrojo, determinação e paciência, e marcando uma linha’, sem deixá-la.

O governante fez esta declaração no clube Casa da Espanha, no Humaitá, na Zona Sul do Rio de Janeiro, para mais de cem espanhóis que vivem no Brasil. Rajoy veio ao país para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), após comparecer à Cúpula do G20 realizada em Los Cabos, no México.

O chefe de Governo reconheceu que a Espanha passa por um momento ‘delicado’, e afirmou saber que lhe cabe ‘assumir a responsabilidade de governar em um momento muito difícil’.

Neste contexto, Rajoy lembrou que é obrigado a tomar decisões que ‘não são agradáveis e das quais não gosta’, mas que são necessárias para preparar o país para médio e longo prazos.

‘A Espanha está em uma difícil crise, mas o governo sabe o que precisa fazer’, e o país ‘vai superar esta crise como outras ao longo de sua história’, insistiu.

Rajoy defendeu seus objetivos de fazer reformas estruturais para ganhar competitividade e defender que a Europa dê passos rumo a uma maior integração fiscal e a uma união bancária.

Após ouvir a mensagem de confiança, o presidente do Conselho de Residentes Espanhóis (CRE) no Brasil, Augusto José Domínguez, levou ao governante as necessidades dos emigrantes, e pediu a ele para manter as instituições e centros que os atendem no exterior.

Em sua chegada à Casa da Espanha, Rajoy foi recebido sob o protesto de um pequeno grupo de ativistas anticapitalismo. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade