Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanha confirma retirada de tropas do Afeganistão em janeiro

Madri, 6 dez (EFE).- A ministra da Defesa interina da Espanha, Carme Chacón, confirmou nesta terça-feira que a retirada das tropas espanholas do Afeganistão começará em janeiro, já que o presidente afegão, Hamid Karzai, decidiu sobre a transferência de autoridade ao país.

Chacón fez estas declarações em um congresso de Deputados em Madri para celebrar o Dia da Constituição. Quando questionada sobre uma possível modificação do calendário de retirada das tropas por causa dos atentados cometidos nesta terça-feira, ela confirmou o plano para janeiro.

‘Começará a retirada, como tínhamos previsto, dos militares espanhóis do Afeganistão’, afirmou. Dois ataques com explosivos lançados nesta terça-feira contra a comunidade xiita em Cabul e na cidade de Mazari Sharif mataram pelo menos 53 pessoas.

A ministra interina disse que a transferência de autoridade ao Afeganistão estipulada por Karzai é uma boa notícia para a Espanha. Ela também assinalou que é preciso esperar as decisões sobre o Afeganistão que serão tomadas na Conferência de Bonn. EFE