Clique e assine a partir de 9,90/mês

Enterro de Hugo Chávez será na sexta-feira

Governo venezuelano decreta luto oficial de sete dias

Por Da Redação - 6 mar 2013, 00h01

O funeral de Hugo Chávez começou a tomar forma de um grande evento de propaganda de suas propostas bolivarianas, em um clima que tem tudo para influenciar as próximas eleições presidenciais, que serão realizadas nos próximos trinta dias.

O corpo do coronel será transferido do Hospital Militar de Caracas para a Academia Militar, também na capital, onde será velado até a próxima sexta-feira. Foi decretado luto nacional de sete dias. As atividades escolares e de instituições públicas e privadas estão suspensas pelos próximos três dias.

“Desenvolveremos a logística para que o maior número de pessoas do nosso povo possa ver seu pai, seu libertador, seu protetor”, disse o chanceler, Elías Jaua, utilizando a retórica chavista em pronunciamento em cadeia nacional de TV.

O ministro das Relações Exteriores também convocou “os meio de comunicação social do país a manter uma política de fomentar a tolerância e a paz, sem ecoar sentimentos que não correspondam à bondade do povo venezuelano.

Continua após a publicidade

Mais cedo, em nome da ordem pública sugerida por Jaua, o ministro da Defesa enviou tropas às ruas a pedido do vice-presidente, Nicolás Maduro.

Publicidade