Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Entenda como será a ofensiva de Biden contra o aquecimento global

Casa Branca planeja pausar por até três anos a concessão de terras federais para a exploração de recursos naturais

Por Da Redação Atualizado em 25 jan 2021, 16h01 - Publicado em 25 jan 2021, 15h13

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prepara uma nova leva de ordens executivas para esta semana que têm como objetivo principal combater a mudança climática, de acordo com a imprnesa americana.

Os decretos, que serão assinados na quarta-feira, 27, buscam interromper a concessão de terras federais para a exploração de petróleo, carvão e gás natural. Essa suspenção terá duração de um ano para a indústria de petróleo e gás e de três anos para a de carvão.

O governo irá usar essa pausa para elaborar novos critérios para permitir a exploração dessas terras. A sociedade civil poderá ser consultada, segundo o site de notícias Politico, que cita pessoas de dentro da Casa Branca.

Os decretos pretendem ainda recriar o Conselho de Ciência e Tecnologia no governo e enfatizar que as agências federais devem levar a ciência em conta na tomada de decisões.

Durante a campanha à Presidência, Biden colocou o combate à mudança climática como uma das prioridades de seu governo. Já no primeiro dia de governo, o democrata anunciou a volta dos Estados Unidos ao Acordo de Paris, abandonado pelo populismo do ex-presidente Donald Trump.

Além das medidas internas, o governo Biden prepara um acordo para ser assinado pelo Brasil e outros países da América do Sul em novembro, com o objetivo de oferecer financiamento na casa dos bilhões de dólares em troca da proteção das florestas.

Continua após a publicidade
Publicidade