Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Enchente no sul dos EUA é o pior desastre desde o furacão Sandy

Desastre causado pelas chuvas no Estado da Louisiana deve custar 30 milhões de dólares ao governo americano

Enchentes causadas pelo grande volume de chuvas no Estado da Louisiana, no sul dos Estados Unidos, já deixaram pelo menos 13 mortos e 7.000 pessoas em abrigos de emergência nos últimos dias. Nesta sexta-feira, a Cruz Vermelha americana declarou que o desastre natural é pior a acontecer nos país desde o Furacão Sandy, há 4 anos.

“Nós antecipamos que os reparos irão custar pelo menos 30 milhões de dólares, um número que pode crescer à medida que descobrirmos a magnitude da devastação”, afirmou em comunicado Brad Kieserman, vice-presidente de operações de desastre na Cruz Vermelha dos Estados Unidos. “Milhares de pessoas na Louisiana perderam tudo o que tinham e precisam de ajuda”, comentou.

Leia também:
Vídeo: homem resgata mulher e cachorro de enchente na Louisiana
Três policiais são mortos em Baton Rouge, nos EUA

De acordo com governador da Louisiana, John Bel Edwards, mais de 40.000 casas foram afetadas pelas enchentes no Estado. Os serviços de emergência, em parceria com a Guarda Costeira e a Guarda Nacional americana, já resgataram mais de 30.000 pessoas e 1.400 animais. Nas redes sociais, residentes das áreas afetadas publicaram imagens da água cobrindo as ruas e até mesmo sendo resgatados em helicópteros.

Obama criticado

O presidente americano, Barack Obama, foi criticado em jornais locais por não comparecer à área afetada pelo desastre, já que está de férias na ilha de Martha’s Vineyard, no sudoeste dos EUA, com a família até domingo. “Ele deveria fazer as malas agora e dar atenção às comunidades que precisam saber que não estão sozinhas em uma catástrofe nacional”, publicou em editorial o jornal The Advocate, o maior da Louisiana.