Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Embaixada da Rússia usa imagens de videogame para falar de armas químicas no Twitter

Apesar do aviso de "imagem usada para propósito de ilustração", a postagem virou motivo de piada na internet

A Embaixada da Rússia na Grã-Bretanha decidiu inovar nas redes sociais, mas virou motivo de piada no Twitter e foi alvo de críticas de alguns seguidores nesta quinta-feira.

Ontem, o Ministério da Defesa russo divulgou uma nota onde falava que diversos caminhões com armas químicas haviam chegado à cidade de Aleppo, na Síria, em território controlado por rebeldes. Então, ao falar sobre a notícia no Twitter, a embaixada do país publicou a imagem de um jogo de videogame para ilustrar o acontecimento.

A foto, que mostra alguns caminhões, é do jogo Command & Conquer, lançado em 2003, onde americanos e chineses se unem para combater terroristas. Aparentemente, não foi preciso um grande esforço para ilustrar o ocorrido. A imagem é a primeira na busca do Google para o termo “bomb truck” (caminhão bomba).

Leia também:

China proíbe vídeos na internet de pessoas comendo banana de forma sedutora

No tuíte, a embaixada russa escreveu “Extremistas próximos a Aleppo receberam diversos caminhões com armamento químico”. Para não causar confusão, uma pequena observação foi colocada no canto da foto: “Imagem usada para propósito de ilustração”. Mesmo assim, os russos não escaparam das brincadeiras na internet, com seguidores enviando imagens de personagens de videogames chamando-os de “os extremistas”.

Também na quarta, a embaixada também usou uma imagem de zumbis vestidos com uniformes nazistas para ilustrar uma notícia sobre iniciativas do país para combater movimentos que glorificam a era de Hitler. Alguns internautas responderam ao tuíte reclamando da forma como assuntos sérios estariam sendo tratados pelas autoridades do país. A embaixada não se pronunciou sobre o assunto, mas também não realizou novas postagens com imagens “meramente ilustrativas”.

(Da redação)