Em busca de turistas, Egito reabre Avenida das Esfinges restaurada
Evento em Luxor, que reencenou antigo festival religioso, teve a presença do presidente Abdel Fattah al-Sisi

A Avenida das Esfinges, no Egito, foi reaberta nesta quina-feira, 25, com a presença do presidente Abdel Fattah al-Sisi e outras autoridades do governo. Carruagens faraônicas e mais de 400 jovens vestidos em trajes típicos de 3 000 anos atrás desfilaram ao longo dos 2,7 quilômetros que ligam os antigos complexos religiosos de Karnak e Luxor, no que foi a cidade de Tebas, capital egípcia na antiguidade.
O evento de reabertura incluiu uma reconstituição do antigo festival Opet, no qual estátuas de divindades tebanas desfilavam anualmente durante a era do Novo Império em celebração da fertilidade e da inundação do Nilo. O Egito tem lutado para reviver sua indústria de turismo, atingida por anos de turbulência política após a revolta popular de 2011 que derrubou Hosni Mubarak e, mais recentemente, a pandemia de coronavírus.
Conhecida também como Caminho dos Carneiros e Caminho dos Deuses, a avenida teria sido o caminho que os peregrinos percorriam para visitar os templos e homenagear suas divindades. Repleta de estátuas de carneiros e esfinges em pedestais, a antiga estrada de Luxor, que fica às margens do Rio Nilo e está localizada a cerca de 650 quilômetros ao sul do Cairo, esteve em escavação por mais mais de 50 anos.

Mohamed Abd al-Badei, funcionário da arqueologia egípcia, disse que as ruínas mais antigas ao longo do caminho são seis estruturas construídas pela Rainha Hatexepsute, a única mulher faraó do Egito, datadas de 1400 a.C. Em abril, o governo organizou uma procissão para marcar a transferência de algumas das famosas múmias do Museu Egípcio no centro do Cairo para um museu recém-construído no sul da capital.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.