Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Elizabeth II completa 60 anos de sua chegada ao trono

Em carta, rainha agradece ânimo e apoio 'maravilhoso' dos cidadãos

A rainha Elizabeth II completa nesta segunda-feira o 60º aniversário de sua chegada ao trono e, por isso, renovou seu compromisso de serviço à Grã-Bretanha agradecendo ao povo britânico por anos “maravilhosos de apoio e ânimo”. Em carta dirigida aos cidadãos britânicos divulgada nesta segunda-feira, a monarca manifesta sua emoção pela grande quantidade de mensagens recebidas por causa do seu Jubileu de Diamante.

Além de renovar seu compromisso com a população, a rainha destaca em sua carta o “poder da união” e a “força da família, a amizade e a boa vizinhança”. “Neste ano especial, eu me dedico outra vez a vosso serviço”, disse Elizabeth II no documento. “Também espero que este ano do Jubileu seja um momento para agradecer os grandes avanços conseguidos desde 1952 e olhar para o futuro com a mente clara e um coração solidário ao unir-nos em nossas celebrações”.

Elizabeth II chegou ao trono após a morte de seu pai, o rei Jorge VI, no dia 6 de fevereiro de 1952, quando a então jovem princesa estava com seu marido, o duque de Edimburgo, no Quênia. Embora os 60 anos no trono se completem hoje, as principais celebrações acontecem em junho próximo, de acordo com a tradição britânica.

Com 85 anos, Elizabeth II é considerada a rainha mais longeva da monarquia britânica, e, se continuar no poder até depois de 2015, também será a monarca que esteve no trono por mais tempo. Por enquanto, quem ocupa esse posto é a rainha Vitória, que foi monarca durante 63 anos.

(Com agência EFE)