Eleição dos EUA é evento político americano mais tuitado da história

Pleito provocou publicação de mais de 20 milhões de mensagens na rede social

Por Da Redação - 7 nov 2012, 07h51

As eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2012 se tornaram o evento mais tuitado da história política americana, informou o Twitter em sua conta política. Na noite de terça-feira, o Twitter já anunciava: “Urgente: os tuites relacionados a #elections2012 acabam de superar os 11 milhões”, em sua conta @gov.

Até agora, o pleito americano já provocou a publicação de mais de 20 milhões de mensagens na rede social. O presidente reeleito Barack Obama foi mais citado e mais bem avaliado que seu rival republicano, Mitt Romney, a julgar pelo termômetro político elaborado pelo Twitter. Milhões de eleitores utilizaram a ferramenta para manifestar em quem iriam votar, por meio da hashtag #Ivoted.

Saiba mais:

Obama: ‘Não somos tão divididos quanto a política sugere’

Publicidade

Romney reconhece a derrota: ‘A nação escolheu outro líder’

Além de “elections2012” (eleições 2012), outros termos bastante usados foram “TeamObama” (Equipe Obama) e “Obama2012”. Em um sinal da importância atribuída às redes sociais na disputa pela Casa Branca, o próprio presidente Obama acessou na terça-feira no fim da tarde o site Reddit, rede social muito popular nos Estados Unidos, para pedir votos aos jovens.

O primeiro debate entre os dois candidatos ocasionou, há um mês, mais de 10 milhões de mensagens na rede social, sendo então o evento político mais tuitado. As eleições de 2008 se destacaram pela irrupção do uso do Twitter, mas nos últimos quatro anos a rede social diversificou o tipo de usuário e multiplicou os cidadãos e as instituições com conta própria.

(Com agências EFE e France-Presse)

Publicidade