Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘El Chapo’ escapou por um túnel

O criminoso mexicano entrou no box do chuveiro e nunca mais foi visto

O mais conhecido chefe do tráfico de drogas do México, Joaquin “El Chapo” Guzman, usou um túnel de 1,5 quilômetro de extensão que conectava o box do chuveiro de sua cela ao lado externo para escapar de um presídio de segurança máxima Altiplano. Foi a sua segunda fuga em 15 anos.

O criminoso, que subornou guardas para fugir em 2001, foi visto em imagens das câmeras de segurança entrando no banho às 8h52 horário local (10h52 horário de Brasília de sábado), informou a Comissão de Segurança Nacional do México.

Guzman, que também é procurado por promotores dos Estados Unidos e já esteve na lista de homens mais ricos do mundo da Forbes, ficou sem ser visto por um tempo antes de os guardas entrarem em sua cela e encontrá-la vazia, segundo a Comissão.

LEIA TAMBÉM:

Maior traficante do México foge da prisão pela 2ª vez

A fuga ocorreu no Estado do México, o estado natal do presidente Enrique Peña Nieto, que assumiu o cargo em 2012 prometendo enfrentar os cartéis que já mataram mais de 100 mil pessoas desde 2007.

Antes de sua vitória eleitoral, políticos do Partido Revolucionário Institucional (PRI) de Peña Nieto ridicularizaram o candidato adversário, do PAN, por deixar Guzman fugir enquanto o seu partido governava o país.

(Com Reuters)