Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

El-Baradei é o favorito à presidência do Egito, diz Facebook

Rede social que foi ferramenta da revolução agora é instrumento de pesquisa

O Facebook, rede social que foi uma das principais ferramentas de mobilização das massas durante a revolução que derrubou o ditador Hosni Mubarak, agora é instrumento de uma pesquisa de intenção de voto promovida pela junta militar que governa o Egito. Segundo a enquete, o prêmio Nobel da paz Mohamed El-Baradei é o candidato favorito à presidência egípcia.

Na pesquisa, que começou no último dia 19 de junho e se estenderá por um mês, participaram até agora 98.349 internautas, dos quais 35% votaram em El-Baradei (34.237 votos). Atrás dele, está o intelectual islamita Mohammed Selim al-Awa, que aparece com 21% das intenções (20.626 votos).

Candidatos – Em sua página no Facebook, a junta militar, que dirige o país desde 11 de fevereiro, afirma que entre os candidatos há pessoas escolhidas na comunidade. Por isso, na lista que inclui 18 nomes figuram alguns que nem sequer anunciaram a intenção de concorrer às eleições presidenciais, ainda sem data definida. Este é o caso de Omar Suleiman, ex-chefe dos serviços secretos egípcios durante o antigo regime de Mubarak, que está com 4% dos votos.

Entre os candidatos mais votados figura também o ex-primeiro-ministro egípcio Ahmed Shafiq, que foi nomeado em 29 de janeiro por Mubarak como chefe de governo e ocupa a terceira posição, com 12% dos votos. Já Amr Moussa, que anunciou que deixaria o posto de secretário-geral na Liga Árabe para concorrer ao cargo, aparece em quinto, com 7% das intenções de voto.

(Com agência EFE)