Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Egito reabre temporariamente fronteira com Gaza

Palestinos vão poder usar a passagem, que foi fechada em outubro, entre quarta e quinta-feira

Por Da Redação 26 nov 2014, 12h29

O governo do Egito decidiu nesta quarta-feira abrir por dois dias a passagem fronteiriça de Rafah, entre a Península do Sinai e a Faixa de Gaza. A passagem estava fechada desde 25 de outubro por causa de um ataque que causou a morte de mais de 30 soldados egípcios na região. A fronteira permanecerá aberta para permitir o retorno a Gaza dos cidadãos palestinos que ficaram presos no Egito devido ao fechamento repentino da divisa.

Em 4 de novembro, o embaixador palestino no Cairo e na Liga Árabe, Jamal al Shobaki, pediu para as autoridades egípcias abrirem a fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza pelo menos uma vez por semana.

Leia também:

Egito coloca instalações civis sob jurisdição militar

Corte egípcia condena jornalistas da Al Jazeera à prisão

Shobaki afirmou que o fechamento da fronteira deixou presos no Egito vários palestinos. A situação se agravou durante a ofensiva militar israelense contra Gaza no segundo semestre deste ano, quando os palestinos de Gaza ficaram isolados no território atacado.

A passagem de Rafah, a única saída de Gaza para outro país que não Israel, permaneceu fechada em várias ocasiões nos últimos anos, dependendo da situação de segurança e das relações do Egito com o movimento palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007.

(Com agências EFE e France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade