Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Editor de palavras-cruzadas americano é demitido por escândalo de plágio

Timothy Parker copiava palavras-cruzadas do jornal The New York Times e vendia como seu próprio para outras publicações

O editor de palavras-cruzadas americano Timothy Parker foi afastado de seu emprego nesta quarta-feira depois de uma investigação descobrir que ele copiava publicações do jornal The New York Times e outros veículos. Seu trabalho era vendido pela empresa Universal Uclick e aparecia no jornal USA Today, além de ser vendido para outros periódicos.

Em março, o site FiveThirtyEight realizou uma reportagem através de uma base dados e percebeu que mais de sessenta palavras-cruzadas escritas por Parker copiavam elementos do Times. Outras semelhanças também foram encontradas nos jornais Los Angeles Times e Chicago Tribune.

Leia também:

Indiana com mais de 70 anos dá à luz um bebê

China proíbe vídeos na internet de pessoas comendo banana de forma sedutora

De acordo com o The New York Times, a empresa Universal Uclick divulgou um comunicado afirmando que conduziu investigações internas acerca do plágio e “confirmou algumas das alegações”. A companhia declarou que, por enquanto, Parker será afastado por três meses de seu cargo de editor de palavras-cruzadas e não terá mais trabalhos publicados no USA Today.

“As palavras-cruzadas em questão repetiam temas, respostas e até dicas daquelas publicadas no Times em anos anteriores”, dizia a reportagem do FiveThirtyEight. Além disso, a matéria contava que Parker também reutilizava trabalhos antigos seus, através de codinomes falsos.

(Da redação)