Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Dúvidas cercam os concorrentes

Por Giancarlo Lepiani 25 ago 2008, 09h09

Com agência France-Presse

Os eleitores americanos têm sérias dúvidas a respeito de seus candidatos à presidência, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain. Em relação ao primeiro, temem pela falta de experiência; ao segundo, por sua proximidade com o presidente George W. Bush.

As preocupações do eleitorado são comprovadas por uma pesquisa do jornal USA Today e do instituto Gallup divulgada nesta segunda-feira. A enquete mostra que Obama tem uma leve vantagem sobre McCain, 47% contra 43%, horas antes do início da Convenção Nacional Democrata de Denver, no Colorado.

A metade dos entrevistados teme que Obamuma visão política radical” e 57% não gostam de sua falta de experiência. Para 53%, o candidato democrata é capaz de assumir as responsabilidades de comandante-em-chefe; 44% acham que não está preparado.

Velho demais – Por outro lado, quatro em cada dez entrevistados expressam suas dúvidas sobre McCain, que completará 72 anos na próxima sexta-feira. Para eles, o republicano é muito velho para ser presidente. O fato de o republicano seguir a mesma política que Bush preocupa 67% dos eleitores.

Segundo a pesquisa, o eleitorado continua bastante indeciso. Três em cada dez eleitores dizem que poderão mudar de idéia entre os dois candidatos antes de 4 de novembro, data das eleições. Como a sucessão americana funciona no sistema de colégio eleitoral, o quadro é ainda mais imprevisível.

Continua após a publicidade
Publicidade