Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Durante exame de Biden, Kamala vira primeira mulher a comandar EUA

Vice-presidente comandou o país das 10h10 às 11h35, no horário local, enquanto mandatário passava por colonoscopia de rotina

Por Da Redação 19 nov 2021, 14h34

A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, se tornou nesta sexta-feira, 19, a primeira mulher da história a comandar o país. Devido a uma colonoscopia de rotina, na qual esteve sob anestesia, o presidente Joe Biden transferiu os poderes presidenciais de forma temporária para Harris. 

Passada uma hora e 20 minutos, o cargo voltou para Biden. Kamala, por sua vez, foi presidente das 10h10 às 11h35, no horário local.

A situação, no entanto, acontece em um momento conturbado para a democrata. Uma pesquisa de opinião divulgada em 7 de novembro indicou que apenas 28% dos americanos aprovam a californiana, o que faz dela a vice menos popular dos Estados Unidos em ao menos 50 anos.  

Biden, que completa 79 anos no próximo sábado, 20, deu entrada no Walter Reed Medical Center nesta sexta-feira para realizar o seu primeiro exame anual de rotina desde que chegou ao cargo mais alto do país. Durante procedimentos médicos que exigem anestesia, é comum que o vice-presidente assuma poderes enquanto o chefe de Estado está incapacitado. 

Continua após a publicidade

De acordo com a lei americana, o presidente pode enviar uma carta aos líderes do Senado e do Congresso declarando-os incapazes de exercer os deveres de seu cargo, transferindo então para o vice em exercício. 

Joe Biden é o presidente em primeiro mandato mais velho da história dos Estados Unidos e sua última atualização médica pública foi divulgada há quase dois anos, quando ainda era candidato. Em um resumo de três páginas, seu médico o descreveu como um “homem de 77 anos de idade saudável e vigoroso”.

O evento médico mais significativo de sua vida se deu em 1988, quando ainda era senador. Na época, Biden sofreu um aneurisma e, já no hospital, desenvolveu uma trombose venosa e embolia pulmonar, passando por um tratamento que durou vários meses.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.