Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

Duas crianças são mortas a facadas em creche

Por Da Redação 23 jan 2009, 18h28

Parentes das vítimas recebem apoio - ReutersCom agência Reuters

Um homem matou duas crianças e um adulto a facadas em uma creche no oeste da Bélgica, nesta sexta-feira, e fugiu de bicicleta. O agressor acabou preso por volta de 11h30 (horário local), em um supermercado, de acordo com autoridades locais. Outras 10 crianças e outros dois adultos foram feridos, mas estão internados e não correm mais perigo. Parte dos feridos passou por cirurgia plástica para suavizar as marcas do ataque.

Na creche, localizada na cidade de Dendermonde, a 30 km de Bruxelas, estavam 18 crianças de até 3 anos de idade e seis funcionários. O criminoso, que tem cerca de 20 anos e segundo a imprensa belga é paciente psiquiátrico, apareceu com o rosto pintado de tiras brancas e pretas e atravessou duas portas sem ser notado. Ao chegar à área de bebês, no primeiro andar do prédio, sacou uma faca de 30 cm e deu início aos ataques.

O agressor se feriu durante a detenção e foi internado num hospital da cidade de Alost, mas mesmo assim a polícia recebeu autorização para interrogá-lo. Durante a covneesa com os policiais, o homem só fez rir. De acordo com o promotor Christian du Four, que concedeu entrevista à TV pública RTBF, o agressor não estava alcoolizado ou sob o efeito de drogas na hora do crime. A Promotoria entrará com processo contra ele por homicídio e tentativa de homicídio.

Notícias sobre a tragédia deram início à correria de pais, que foram à creche em busca de seus filhos. “O país está escandalizado e de luto”, afirmou em comunicado o primeiro-ministro, Herman van Rompuy. O príncipe Philippe e a princesa Mathilde prometeram uma visita às vítimas e parentes ainda nesta sexta. A ministra da Saúde, Veerle Heeren, por sua vez, solicitou uma investigação sobre a segurança da creche.

Continua após a publicidade

Publicidade