Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Donald Trump indica novo embaixador dos EUA no Brasil

O diplomata Todd C. Chapman precisa agora ser aprovado pelo Congresso americano para assumir a cadeira em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta quinta-feira, 17, a indicação do diplomata de carreira Todd C. Chapman para a embaixada americana em Brasília. Sua designação aponta para a necessidade de Washington manter um profissional da diplomacia – e não um político ou doador para a campanha presidencial com acesso direito à Casa Branca – no posto. Trata-se de claro contraponto à intenção do presidente Jair Bolsonaro de nomear seu o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), seu filho, como embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

Chapman, de 56 anos, foi embaixador dos Estados Unidos no Equador durante o governo de Barack Obama. Seus laços com o Brasil remontam à sua adolescência em São Paulo. Fluente em português, ele mais tarde assumiu o segundo posto da embaixada americana em Brasília. Sua carreira no Departamento de Estado começou em 1990.

O governo brasileiro deu seu aval à indicação na quarta-feira 16, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Chapman ainda será sabatinado pelo Senado americano antes de assumir o cargo. Ainda não há data para a sabatina. Apesar de ter o aval americano para assumir a embaixada em Washington, o Palácio do Planalto não enviou a designação de Eduardo Bolsonaro ao Senado por causa da ausência de certeza sobre sua aprovação no plenário.