Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dois terremotos de magnitude superior a 4 graus atingem norte da Itália

(Atualiza com mais dados e declarações).

Roma, 25 jan (EFE).- Dois terremotos de magnitude de 4,9 e 4,2 graus na escala Richter e com epicentros localizados nas províncias de Reggio Emilia e Verona foram registrados nesta quarta-feira no norte da Itália.

O primeiro, ocorrido às 00h54 do horário local (21h54 da terça em Brasília), teve o epicentro localizado na província de Verona e não deixou nenhum ferido, nem causou grandes danos materiais.

Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), depois desse terremoto, que ocorreu a 10,3 quilômetros de profundidade, ocorreram três réplicas na mesma região, de entre 2,9 e 2,1 graus de magnitude.

O tremor de maior intensidade, com epicentro em Reggio Emilia, foi registrado às 9h10 local (6h10 de Brasília) e advertido em todo o norte do país, sobretudo nas cidades de Milão, Turim e Verona, e também na região central da Toscana.

O terremoto ocorreu a 33,2 quilômetros de profundidade e foi seguido por outro de 2,3 graus Richter cerca de 20 minutos depois.

Em Milão, esse terremoto de 4,9 graus, que durou cerca de 10 segundos, foi notado especialmente nos andares mais altos dos prédios e foram feitas inúmeras ligações para o Corpo de Bombeiros em busca de informações sobre o tremor.

O porta-voz dos bombeiros Luca Cari informou que a situação está tranquila e embora exista ‘muita confusão porque as pessoas estão assustadas’ não houve danos materiais, nem há informações sobre feridos.

Por enquanto as autoridades italianas estão efetuando o reconhecimento das áreas nas quais os tremores foram sentidos e algumas localidades esvaziaram as escolas.

O epicentro de ambos os terremotos foi localizado em áreas de atividade sísmica baixa, segundo o INGV, que detalhou que os dois foram episódios diferentes. EFE