Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dois mortos em atentado no Afeganistão em represália por queima do Alcorão

Dois civis afegãos morreram e quatro ficaram feridos nesta segunda-feira em um atentado suicida contra a base militar americana de Bagram, ao norte de Cabul, disse uma autoridade afegã.

Foi uma vingança pela queima de exemplares de Alcorão por soldados americanos na base de Bagram, indicaram os talibãs em uma mensagem SMS à AFP reivindicando o atentado.

Um terrorista suicida “vestido com um colete carregado de explosivos se explodiu fora da base americana de Bagram. Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas, todas elas civis”, disse à AFP Abdul Basir Salangi, governador da província de Parwan, onde está localizada a base.

“Nenhum militar americano está entre os feridos”, acrescentou o governador.

Ao contrário do que informou Salangi, os talibãs afirmaram que houve “mortos e feridos americanos” no ataque, segundo uma mensagem SMS de Zabihullah Mujahed, um de seus porta-vozes.

A revelação, no dia 21 de fevereiro, de que soldados americanos haviam queimado exemplares do Alcorão provocou durante seis dias uma onda de protestos e atentados no qual morreram seis militares americanos.