Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dois ataques contra xiitas no Afeganistão deixam ao menos 53 mortos

(Atualiza o número de mortos e apresenta detalhes do segundo ataque).

Cabul, 6 dez (EFE).- Ao menos 53 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas em dois ataques com explosivos perpetrados nesta terça-feira em uma comunidade xiita em Cabul e na cidade afegã de Mazar-i-Sharif.

Como informou à Agência Efe o chefe de investigação criminal de Cabul, Mohammed Zahir, ‘ao menos 49 pessoas’ morreram na explosão em Cabul e mais de 100 ficaram feridas.

O atentado foi perpetrado por pelo menos um suicida e ocorreu ao meio-dia (hora local) na mesquita Abu Fazl, ao sul da capital afegã.

Minutos depois desse primeiro ataque, uma explosão contra fiéis xiitas na Praça de Alokozai de Mazar-i-Sharif, capital da província de Balkh, matou quatro pessoas, detalhou à Efe o porta-voz da polícia local, Sher Mohammed Durani.

A fonte acrescentou que o atentado, realizado a partir de uma bicicleta carregada de explosivos, deixou também cinco feridos que foram imediatamente encaminhados a um hospital próximo.

Os ataques sectários contra minoritária comunidade xiita são frequentes em países muçulmanos durante a festa da Ashura, que anualmente reúne milhares de fiéis nos santuários desse braço do islamismo.

Os atentados desta terça ocorrem um dia depois de a comunidade internacional ter se comprometido a apoiar financeiramente o país asiático após a retirada das tropas internacionais em 2014, durante a conferência de Bonn, na Alemanha, sobre o futuro do Afeganistão. EFE

fpw-pmm-amg/mm