Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dois ataques contra xiitas no Afeganistão deixam ao menos 34 mortos

Cabul, 6 dez (EFE).- Ao menos 34 pessoas morreram em dois ataques com explosivos nesta terça-feira em uma comunidade xiita em Cabul e na cidade afegã de Mazar-i Sharif.

Como informou o chefe de investigação criminal de Cabul, Mohammed Zahir, ‘ao menos 30 pessoas’ morreram na explosão em Cabul e 50 feridos ficaram feridas.

O atentado foi perpetrado por pelo menos um suicida e ocorreu ao meio-dia (hora local) na mesquita Abu Fazl, ao sul da capital afegã.

Minutos depois desse primeiro ataque, uma explosão contra fiéis xiitas na Praça de Alokozai de Mazar-i-Sharif, capital da nortista província de Balkh, matou quatro pessoas, detalhou à Agêncfia Efe o porta-voz da Polícia local, Sher Mohammed Durani.

Essa ação terrorista também deixou quatro feridos que foram imediatamente levados para um hospital próximo.

Os ataques sectários contra minoritária comunidade xiita são frequentes em países muçulmanos durante a festa da Ashura, que anualmente reúne milhares de fiéis nos santuários desse braço do islamismo.

Os atentados desta terça ocorrem um dia depois de a comunidade internacional se comprometer em apoiar financeiramente o país asiático após a retirada em 2014 das tropas internacionais, na conferência de Bonn, na Alemanha, sobre o futuro do Afeganistão. EFE