Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Do Carnaval à política, os grandes eventos afetados pelo coronavírus

Novo coronavírus já deixou 2.762 mortos em todo o mundo, de acordo com a OMS, além de outros 81.109 casos de contágio

Por Julia Braun Atualizado em 27 fev 2020, 12h32 - Publicado em 27 fev 2020, 12h26

O novo coronavírus já deixou 2.762 mortos em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), além de outros 81.109 casos de contágio. A epidemia também impacta a realização de eventos esportivos, políticos e culturais em diversos países.

Do Carnaval a uma importante reunião anual do Partido Comunista Chinês, saiba quais foram os eventos e atrações turísticas afetados pela Covid-19.

Sessão do Partido Comunista da China

Delegados ouvem discurso do presidente da China, Hun Jintao, durante sessão de abertura do 18 º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês
Delegados ouvem discurso do presidente da China, Hun Jintao, durante sessão de abertura do 18 º Congresso Nacional do Partido Comunista Chinês Goh Chai Hin/AFP/AFP/AFP

O Partido Comunista anunciou o adiamento, sem data prevista, do seu encontro político anual mais importante em decorrência da propagação da doença. Chamado de “Duas Sessões”, o evento reúne por dez dias na capital do país milhares de delegados do Congresso e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, principal órgão oficial do país, e revela as metas para o crescimento da economia do país e os planos de ação para o ano – informações de alto valor para o mercado global.

Festas de Ano Novo Lunar

Pessoas usam máscaras protetoras quando saem de um Shopping Center em Pequim, na China Nicolas Asfouri/AFP

As celebrações do Ano Novo Lunar na China foram diretamente afetadas pela epidemia, já que o grande surto da doença começou no período em que muitos chineses aproveitavam o feriado para voltar para suas cidades natais e visitar familiares. Com a crise, muitos trabalhadores ficaram presos dentro de casa ou sem acesso a trens e aeroportos, prejudicando a volta ao trabalho em meados de fevereiro. O governo chinês também usou do momento para ampliar o período de férias e evitar aglomerações. As celebrações do Ano Novo Lunar em outras cidades do mundo, principalmente nos Estados Unidos, também tiveram que ser canceladas devido ao surto de coronavírus.

Muralha da China

Muralha da China
Muralha da China China Photos/Getty Images

Partes da Grande Muralha da China foram fechadas para os turistas para evitar a aglomeração de pessoas. As seções que ainda permanecem abertas contam com postos de checagem para medir a temperatura de todos os visitantes. Principal ponto turístico do país, recebe mais de 10 milhões de pessoas por ano.

Continua após a publicidade

Carnaval

Parada de máscaras no Grande Canal de Veneza, na Itália – 09/02/2020 Guglielmo Mangiapane/Reuters

A Itália cancelou seu tradicional Carnaval em Veneza depois que o país foi duramente atingido pela epidemia. Seguindo seus passos, a Grécia também anunciou o cancelamento de todas as celebrações de Carnaval no país. Anteriormente, a Prefeitura da cidade de Nice, na França, já havia seguido o mesmo caminho.

Peregrinação

Muçulmanos se reúnem em torno da Kaaba, localizada dentro da Grande Mesquita de Meca, na Arabia Saudita – 31/05/2019 //AFP

A Arábia Saudita suspendeu a entrada de estrangeiros no país para o turismo e para a peregrinação nas cidades sagradas de Meca e Medina. O reino recebe milhões de visitantes muçulmanos ao longo do ano, com um pico na peregrinação do haj, que está programada para começar no final de julho.

  • GP de Fórmula 1

    Grande Prêmio da China de Fórmula 1
    O russo Daniil Kvyat da Toro Rosso disputa posição com o brasileiro Felipe Massa da Williams no Grande Prêmio da China, em Xangai – 09/04/2017 Mark Thompson/Getty Images

    O Grande Prêmio da China, originalmente marcado para 19 de abril, foi adiado pela Fórmula 1, que ainda não definiu uma nova data.

    Fashion Weeks

    Modelo desfila durante a China Fashion Week em Pequim, na China
    Modelo desfila durante a China Fashion Week em Pequim, na China Feng Li/Getty images/VEJA

    Os Fashion Weeks de Xangai e Pequim, marcados para o final de março, também foram adiados. Diversas marcas chinesas também desistiram de participar das semanas de moda de Paris e Milão.

    Rugby

    Jogo entre Inglaterra e Irlanda no torneio Six Nations – 23/02/2020 Hannah Mckay/Reuters

    O jogo entre Irlanda e Itália, no torneio Six Nations de rugby, considerado o campeonato internacional mais antigo dos esportes, foi adiado. Marcado anteriormente para 7 de março em Dublin, ainda não tem data para acontecer.

    Qualificatórias das Olimpíadas

    Japoneses usam máscaras no Odaiba Marine Park em Tóquio, Japão, durante surto de coronavírus – 27/02/2020 Athit Perawongmetha/Reuters

    Eventos esportivos que antecedem as Olimpíadas de Tóquio já foram cancelados ou tiveram sua localização alterada devido ao surto. É o caso do torneio qualificatório de boxe para a Ásia e Oceania, que foi suspenso por enquanto, e das qualificatórias asiáticas de futebol feminino que foram transferidas de Wuhan para Nanquim, no leste da China.

    Continua após a publicidade
    Publicidade