Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Direção de partido derrotado nas eleições espanholas discute futuro

Madri, 21 nov (EFE).- Após a derrota nas eleições gerais espanholas, a direção do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), que teve seu pior resultado desde o processo de redemocratização no país, está se reunindo na manhã desta segunda-feira em Madri para discutir o futuro político da legenda.

O presidente do governo, José Luis Rodríguez Zapatero, e o candidato derrotado no pleito, Alfredo Pérez Rubalcaba, estão presentes na reunião.

Entre os assuntos em pauta, está o agendamento do Congresso Federal do partido. Rubalcaba, após reconhecer sua derrota, disse que ele deveria ser convocado o mais rápido possível.

O PSOE conseguiu apenas 110 cadeiras no Parlamento. Já o Partido Conservador (PP), de Mariano Rajoy, obteve 186 vagas. O objetivo dos socialistas era pelo menos conseguir mais congressistas do que nas eleições de 2000, quando o PSOE saiu do pleito com 125 cadeiras.

Outro assunto que está sendo debatido é a sucesso de Zapatero na Secretaria-Geral do partido. ‘Levamos um bom golpe, mas nada que não seja recuperável. Vários companheiros estão legitimados a se tornarem líderes dos socialistas’, afirmou o secretário-geral do PSOE na região de Castilla-La Mancha, José María Barreda. EFE