Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dilma recebe Mujica no Palácio da Alvorada para discutir comércio

Brasília, 19 abr (EFE).- O presidente do Uruguai, José Mujica, foi recebido nesta quinta-feira pela governante brasileira Dilma Rousseff no Palácio da Alvorada para discutir entre outros assuntos os impedimentos ao comércio surgidos entre os países do Mercosul.

Mujica chegou ao Brasil acompanhado pelos ministros das Relações Exteriores, Luis Almagro; da Economia e Finanças, Fernando Lorenzo, e da Indústria, Energia e Mineração, Roberto Kreimerman. Na comitiva ainda o diretor do Escritório de Planejamento e Orçamento (OPP), Gabriel Frugoni, e o vice-ministro de Economia e Finanças, Luis Porto.

O fato de Dilma recebê-lo no Palácio da Alvorada, a residência oficial da presidente, foi considerado uma ‘deferência’ e uma demonstração de ‘amizade’ pessoal.

A visita estava prevista para 5 de abril, mas acabou sendo adiada por causa de uma forte tempestade que varreu o Rio da Prata e impediu as operações no aeroporto de Montevidéu, impedindo a viagem de Mujica ao Brasil.

Mujica e Dilma estiveram juntos na semana passada na cidade colombiana de Cartagena de Indias na 6ª Cúpula das Américas e combinaram de fazer o encontro nesta quinta-feira.

Com agenda aberta, os líderes deverão centrar o foco nos impedimentos comerciais surgidos dentro do Mercosul, bloco que reúne Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai, no meio da crise financeira global.

Mujica e Dilma terão uma reunião de trabalho e posteriormente vão almoçar juntos. Nesta mesma tarde, o presidente uruguaio retorna a Montevidéu. EFE