Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dilma recebe medalha de honra e exalta importância de SP

São Paulo, 25 jan (EFE).- Durante as comemorações do 458º aniversário de fundação da cidade de São Paulo, realizada nesta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff, além ter recebido uma medalha de honra, exaltou a importância do município, que, segundo ela, pode ser considerado como núcleo do progresso econômico e do modernismo cultural brasileiro.

‘Eu recebo com muita honra esta homenagem porque todos nós brasileiros, sabemos o que São Paulo sempre significou no imaginário brasileiro’, disse a presidente na cerimônia.

Dilma também destacou que a cidade tem um ‘efeito simbólico muito grande’ para os cidadãos do país, já que, entre outras razões, a cidade era o principal destino daqueles que deixavam suas terras para partir em busca de melhores oportunidades.

Durante seu discurso, a presidente lembrou-se da famosa letra de ‘Sampa’, de Caetano Veloso, a qual narra os sentimentos que se afloram ao passar pelo famoso cruzamento entre as avenidas Ipiranga e São João, o coração histórico de São Paulo.

Segundo Dilma, esse encontro de avenidas simboliza a ‘esperança de todos aqueles que, muitas vezes, saíram do norte, do nordeste deste país, para ganhar a vida, mas também uma imensa esperança de que nosso país pode ser do tamanho de São Paulo’.

‘Com sua capacidade de gerar riqueza, de gerar conhecimento e de gerar cultura, São Paulo é e sempre será um farol para o Brasil’, completou a presidente.

A Medalha 25 de Janeiro, nome da condecoração entregue a Dilma, foi criada em 2009 pela Prefeitura da cidade para reconhecer o trabalho de personalidades que tenham emprestado um serviço especial a São Paulo ou que tenham destacado no mundo dos esportes e da cultura.

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ex- governador paulista, José Serra, foram os primeiros a receberem essa distinção, que também foi entregue ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o falecido ex-vice-presidente José Alencar.

A cidade de São Paulo celebra o aniversário de sua fundação com um amplo programa cultural, que destaca inúmeros shows e exibições gratuitas. EFE