Assine VEJA a partir de R$ 9,90/mês.

Dilma desembarca nos EUA e se reúne com empresários

Visita terá duração de dois dias; encontro com Obama acontece nesta segunda

Por Da Redação - 9 abr 2012, 03h31

A presidente Dilma Rousseff desembarcou em Washington na noite deste domingo para dar início à sua primeira viagem oficial aos Estados Unidos. Na visita de dois dias, Dilma vai destacar a necessidade de unir esforços no combate à crise econômica mundial – apesar das divergências entre os dois países. Ao lado de Barack Obama, ela adotará um discurso conciliador, depois de ter acusado as nações ricas de patrocinarem um “tsunami monetário” com suas políticas expansionistas. A viagem é uma retribuição de Dilma à visita de Obama ao Brasil, em março de 2011.

Reunião – Logo após sua chegada à capital dos EUA, a presidente já cumpriu o primeiro compromisso de sua agenda em solo americano. Dilma se encontrou com 23 empresários brasileiros e prometeu um “diálogo entre iguais” e uma relação mais ampla com os EUA. Em mais de uma hora de conversa, ela salientou a oportunidade aberta pela recuperação gradual do mercado americano e por seu elevado potencial no campo da inovação tecnológica, mas alertou sobre a necessidade de o Brasil recuperar os níveis históricos de exportação de manufaturas aos EUA. O encontro animou especialmente os empresários mais prejudicados pelo discurso antagonista aos EUA do governo Lula. “O tom político mudou”, festejou um deles.

Descontraída durante a reunião, a presidente lembrou que participa de fóruns de altos executivos dos dois países desde que era ministra de Lula. Um empresário observou, então, que o fórum costuma render mudanças positivas. “Quando Lula esteve aqui, havia problema com o suco de laranja, que não tem mais, e também da carne, que está diminuindo”, comentou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Andrade.

Almoço na Casa Branca – Nesta segunda-feira, Dilma se reúne com o presidente Barack Obama. Depois do encontro, Obama oferecerá um almoço para Dilma na Casa Branca. À tarde, a presidente participará do encerramento do Fórum Brasil-EUA de Altos Empresários e do seminário Brasil-EUA: Parceria para o Século XXI. Um encontro com empresários norte-americanos encerrará o dia.

Publicidade

Acompanhada de uma comitiva de sete ministros, a presidente percorrerá, na terça-feira, as instalações do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e da Universidade de Harvard, em Cambridge, na área metropolitana de Boston. As duas instituições são dirigidas por mulheres: Susan Hockfield preside o MIT e Drew Faust é a presidente de Harvard. Ainda na terça-feira, Dilma encerra sua viagem e retorna ao Brasil.

(Com Agência Estado)

Publicidade