Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dilma anuncia novo plano contra a pobreza no Dia das Mães

Brasília, 13 mai (EFE).- A presidente Dilma Rousseff, aproveitou neste domingo a comemoração do Dia das Mães no país para anunciar um novo programa social, que atenderá famílias de baixos recursos com crianças de até seis anos de idade.

‘Isto é uma ampliação e um reforço muito importante do (programa) Bolsa Família’, disse a presidente em cadeia de rádio e televisão, ao se referir ao programa social em vigor há nove anos e que assiste em forma econômica a cerca de 11 milhões de famílias pobres com crianças que frequentam as escolas.

Dilma considerou como uma ‘realidade amarga’ o fato de que a faixa de idade ‘em que menos se pôde reduzir a pobreza no país afeta infelizmente as crianças de até seis anos de idade’.

Também admitiu que o Brasil, apesar dos avanços econômicos que experimentou nos últimos anos, ‘tem gente vivendo na miséria absoluta’, com ‘uma pobreza que se concentra com mais força nas crianças e adolescentes’.

Mediante o programa anunciado neste domingo, que o Governo batizou como ‘Brasil Carinhoso’, cada família que esteja na extrema pobreza e tenha crianças de menos de seis anos de idade receberá mensalmente R$ 70 reais por cada membro, explicou Dilma.

Segundo os cálculos do Governo, os beneficiados por este novo plano podem chegar a cerca de 18 milhões de pessoas.

O programa também incluirá medidas para facilitar o acesso das crianças às creches públicas, que segundo Dilma ‘significam saúde, educação, comida, diversão e higiene’ e a possibilidade de que as mães trabalhem, o que ‘representa atacar o mal pela raiz’.

Em sua mensagem, Dilma disse que decidiu fazer este anúncio no Dia das Mães, em sua condição de primeira presidente do país, como ‘mulher, como filha, mãe e avó’ e como quem ‘já se emocionou neste dia, igual a milhões de brasileiras’. EFE