Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Dicionário Oxford incorpora o neologismo Brexit

Nova palavra vai constar nas próximas edições do dicionário com o “B” maiúsculo

Por Diego Braga Norte Atualizado em 15 dez 2016, 09h28 - Publicado em 15 dez 2016, 09h22

Se ‘pós-verdade’ foi eleita recentemente o verbete do ano pelo dicionário Oxford – uma das publicações que orientam o uso da língua inglesa no mundo –, agora a palavra Brexit foi oficialmente adotada pelo prestigiado compêndio anglófilo. E a nova palavra vai constar nas próximas edições do dicionário com a inicial “B” em letra maiúscula.

A justificativa é que o neologismo é derivado da junção das palavras “Britain exit” (ou saída britânica, em português). Em inglês, os adjetivos toponímicos (como britânico, brasileiro ou francês) são grafados com a inicial maiúscula. A palavra Brexit, popularizada neste ano pela imprensa britânica e mundial, surgiu em 2012, “provavelmente seguindo o padrão de Grexit” (ou saída grega), criada anteriormente no mesmo ano para indicar uma possível saída da Grécia da União Europeia, informa o dicionário Oxford.

A Grécia não saiu e a palavra Grexit acabou esquecida. Já o Reino Unido deu um inesperado tchau para a UE e a palavra Brexit veio para ficar — definitivamente.

Leia também
‘Pós-verdade’ é eleita a palavra do ano pelo dicionário Oxford
Brexit: Quem ganha e quem perde com a saída do Reino Unido da UE 
Entenda a diferença entre Inglaterra, Grã-Bretanha e Reino Unido

Continua após a publicidade
Publicidade