
Washington, 6 mar (EFE).- Dez estados realizam nesta terça-feira nos Estados Unidos primárias e ‘caucus’ que podem ser decisivos para a nomeação do candidato republicano que enfrentará o atual presidente, o democrata Barack Obama, em novembro.
Na conhecida como Super Terça, a atenção estará voltada especialmente aos resultados obtidos pelo ex-governador de Massachusetts Mitt Romney, que lidera a corrida pela candidatura, embora seguido muito de perto pelo ex-senador pela Pensilvânia Rick Santorum.
Os republicanos encaram eleições primárias nos estados da Geórgia, Massachusetts, Ohio, Oklahoma, Tennessee, Vermont e Virgínia, e caucus – ou assembleias de filiados ao partido – no Alasca, Idaho e Dakota do Norte.
A disputa mais apertada é entre Romney e Santorum, embora a Geórgia possa dar nesta terça um empurrão crucial às aspirações de seu ex-deputado e ex-presidente da Câmara de Representantes dos EUA Newt Gingrich.
Em um distante quarto lugar, mas com um papel de possível causa de cisão do eleitorado republicano, o representante do Texas, Ron Paul, compete pelo apoio de muitos filiados ao partido descontentes com Romney, Santorum e Gingrich.
Os analistas políticos concordam que, dos dez estados onde está sendo disputada a candidatura republicana, Ohio pode ser o decisivo nesta terça. Com sua oscilação a favor de democratas e republicanos, o território decidiu eleições presidenciais no passado e nenhum presidente americano foi eleito sem ter ganhado no estado que representa bem a média eleitoral do país.
O site ‘RealClearPolitics’, que elabora uma média de pontuações baseada nas maiores pesquisas de opinião do país, atribui no âmbito nacional nesta terça 38,7% da preferência dos republicanos a Romney, 26% a Santorum, 14,7% a Gingrich e 12,3% a Paul.
Mas o que está em jogo hoje são os dez estados da Super Terça e nesse contexto as preferências variam muito.
Em Ohio, por exemplo, segundo o ‘RealClearPolitics’, Romney conta com 33,9% do apoio dos republicanos; Santorum com 32,7%; Gingrich com 16,4% e Paul com 11,3%.
Por outro lado, na Geórgia, que é o estado com mais delegados em disputa entre os 419 que serão distribuídos nesta terça, Gingrich está à frente com 43,3%; seguido por Romney com 23,8%, Santorum com 18,2% e Paul com 7,2% dos possíveis votos republicanos.
Os delegados da Convenção Nacional que serão distribuídos com base nos resultados de primárias e caucus de hoje são mais do que os escolhidos desde que começou o processo em janeiro, e mais de um terço dos 1.144 que são necessários para garantir a candidatura na Convenção que será realizada no final de agosto.
O Partido Democrata, por sua vez, também tem eleições primárias em Oklahoma, Massachusetts e Geórgia, mas com um panorama mais simples. Como o presidente Barack Obama é candidato à reeleição, os eleitores só precisam escolher os delegados para a Convenção Nacional que elaborará a plataforma eleitoral. EFE