Clique e assine com até 92% de desconto

Desfile militar em Pyongyang abre centenário de Kim Il-sung

Por Da Redação 15 abr 2012, 00h10

Seul, 15 abr (EFE).- O novo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, liderou neste domingo um desfile militar em comemoração ao nascimento do fundador do país, Kim Il-sung, a data mais importante da recente história norte-coreana.

A rede de televisão estatal do país ‘KCTV’ transmitiu desde o início da manhã a cerimônia, na qual milhares de soldados desfilaram na praça Kim Il-sung, na capital Pyongyang.

Após vários minutos de silêncio, Kim Jong-un, neto de Kim Il-sung e alçado ao posto de líder supremo da Coreia do Norte após ser nomeado nesta sexta-feira primeiro presidente do mais alto órgão estatal, a Comissão Nacional de Defesa, apareceu na tribuna de honra, de onde foi ovacionado.

Momentos antes, os militares formaram desenhos simbólicos, como a estrela da bandeira norte-coreana e símbolo do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.

O desfile militar ocorreu dois dias depois do fracassado lançamento de um foguete por meio do qual Pyongyang pretendia colocar em órbita um satélite. A comunidade internacional, porém, denunciou que o teste escondia objetivos militares.

O foguete explodiu pouco depois do lançamento e os destroços do artefato caíram no Mar Amarelo, próximo do litoral da Coreia do Sul. EFE

aaf/dk

Continua após a publicidade
Publicidade