Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Desaprovação dos americanos a Trump alcança 60%

Pesquisa do Washington Post e ABC News mostra empate técnico entre os favoráveis e contrários ao início de processo de impeachment

Por Denise Chrispim Marin
Atualizado em 4 set 2018, 19h18 - Publicado em 31 ago 2018, 13h51

A desaprovação dos americanos a seu presidente, Donald Trump, alcançou 60%, um recorde desde sua posse em janeiro de 2017, segundo pesquisa encomendada pelo jornal Washington Post e a rede de televisão ABC News. A sondagem indica haver amplo apoio às investigações sobre a interferência da Rússia em prol da eleição de Trump em 2016.

Os resultados não favorecem o presidente, que se vê diante da tendência de mudança do comando do Congresso americano – de seus aliados republicanos para seus opositores democratas – nas eleições legislativas de novembro.

Sua aprovação ficou em 36% nesta pesquisa. A média dos resultados das mais recentes sondagens medida pelo portal Real Clear Politics indica desaprovação de 53,9% e aprovação de 42,8% dos americanos ao presidente.

Há empate técnico entre os que são a favor e contra a condução da economia americana por Trump – 45% contra 47%. No caso da corrupção, 45% acreditam que aumentou durante este governo, e 39% afirmam que manteve-se no mesmo nível.

Também há empate técnico sobre o possível início de um processo de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos pelo Congresso. Dentre os entrevistados, 49% afirmou que o julgamento deve começar, e 46% disse o contrário.

Continua após a publicidade

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de agosto com 1.003 adultos. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para cima e para baixo. Dos americanos ouvidos, 33% se disse democrata, 25%, republicano, e 37%, independente.

A maioria das perguntas concentrou-se nas investigações federais sobre crimes eleitorais cometidos durante a campanha Trump e na relação do presidente com seus aliados – inclusive com os já condenados e presos por fraudes. Também são abordadas declarações polêmicas do presidente sobre o esquema da Rússia.

Uma ampla maioria de entrevistados se posiciona em favor das investigações sobre os supostos crimes eleitorais – a interferência russa e o pagamento indevido a mulheres com quem Trump se relacionou para silenciá-las.

Dentre os ouvidos, 63% apoiam a investigação do esquema russo conduzida pelo procurador especial Robert Mueller e 53% acreditam que o presidente tentou interferir nessa apuração e cometeu crime de obstrução de Justiça. Além disso, 67% consideram justificável o indiciamento de Paul Manafort, o ex-chefe da campanha eleitoral de Trump, que foi condenado na semana passada por oito fraudes tributárias e bancárias.

Diante da declaração de Trump de que poderia conceder perdão presidencial a Manafort, 66% rechaçou a ideia. Questionados se estariam do lado de Trump ou do secretário de Justiça, Jeff Session, criticado pelo presidente por ter permitido a investigação, 62% apoiaram Session.

Continua após a publicidade

Dentre os entrevistados, 64% se manifestaram contrariamente à demissão do secretário de Justiça – punição sinalizada por Trump para depois das eleições de novembro.

A condenação de outro aliado de Trump, seu ex-advogado Michael Cohen, foi o foco de outras perguntas da pesquisa. Responsável por pagar pelo silêncio das amantes de Trump, Cohen foi condenado por fraudes e firmou um acordo de delação premiada com os procuradores de Nova York que investigam crimes relacionados ao financiamento da campanha do então candidato republicano. Nos resultados da pesquisa, 61% consideraram que Trump cometeu crime ao instruir os pagamentos.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.