Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Os desafios de Trump e seu secretário de Estado

O magnata republicano prometeu mudanças drásticas na política externa americana

A partir de 20 de janeiro, o republicano Donald Trump enfrentará uma série de desafios como novo presidente dos Estados Unidos, muitos deles na política internacional. Desde que venceu as eleições à Casa Branca, em 8 de novembro, o magnata republicano tem prometido mudanças drásticas na política externa americana, como uma reaproximação com a Rússia, uma renegociação comercial com a China, uma forte oposição aos acordos climáticos, uma política migratória restritiva e atitudes mais duras contra o Irã.

Essas promessas de Trump foram recebidas com cautela e preocupação pelos parceiros dos EUA, já que algumas decisões podem alterar a regra do jogo internacional e impactar as relações diplomáticas do mundo todo.

Entretanto, todos esses assuntos não dependem exclusivamente de Trump. Elas terão de passar pelas mãos do secretário de Estado, Rex Tillerson, além das agências do governo e do próprio Congresso dos Estados Unidos. Confira algumas hipóteses sobre o futuro da política externa americana:

(Com  reportagem de Beatriz Farrugia, da ANSA)