Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Desabamento de mina de carvão deixa 24 mortos

Outras centenas de pessoas estão soterradas Manisa, oeste da Turquia

Pelo menos 24 mineiros morreram e mais de 200 estão soterrados após o desabamento de uma mina de carvão nesta terça-feira na cidade de Manisa, no oeste da Turquia, informou o deputado Muzaffer Yurttas, deputado do Partido da Justiça e do Desenvolvimento, à televisão turca NTV. “As vítimas morreram por asfixia e queimaduras”, afirmou Yurttas.

Segundo uma autoridade local, “de 200 a 300 mineiros estavam trabalhando na mina quando aconteceu uma explosão, devido a uma falha elétrica”. O desastre só não foi maior porque muitos conseguiram escapar após a explosão. Segundo uma autoridade que trabalha no resgate, a espessa fumaça na mina estava prejudicando os esforços das equipes.

Leia também

Desabamento em mina colombiana deixa três mortos e 25 pessoas soterradas

Deslizamento matou mais de 2.000 no Afeganistão

O ministro de Energia, Taner Yildiz, rumou para o local do acidente para supervisionar a operação de resgate. Yildiz evitou confirmar o número exato de mortos e de pessoas presas. “Primeiro temos de alcançar os nossos trabalhadores no subsolo”, ele disse aos jornalistas antes de partir para Manisa. As pessoas soterradas estão a cerca de 2 quilômetros de profundidade e a mais de 4 quilômetros de distância da entrada da mina.

O pior desastre em minas no país aconteceu em 1992, quando 270 mineiros morreram em um acidente perto da cidade de Zonguldak, próxima ao Mar Negro.