Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deputados britânicos gastaram R$ 5,35 milhões em álcool em dois anos

Com 50 mil garrafas consumidas, o vinho branco foi a bebida favorita dos parlamentares, que também beberam 3.600 garrafas de uísque

A Câmara dos Comuns (a câmara baixa do Parlamento britânico) gastou 1,43 milhão de libras (5,35 milhões de reais) em álcool nos bares e lojas do Palácio de Westminster entre 2012 e 2013, publica nesta quinta-feira o jornal britânico Times. A conta, equivalente a uma despesa anual de 1.100 libras por deputado, corresponde aos dois anos posteriores à proposta do primeiro-ministro conservador, David Cameron, de estabelecer um preço maior para as bebidas alcoólicas nos estabelecimentos da Inglaterra e de Gales, para desestimular o consumo.

Segundo o Times, o vinho branco sauvignon foi a bebida preferida dos 650 parlamentares e dos 4.800 trabalhadores da Câmara dos Comuns nesses dois anos. Quase 50.000 garrafas, a um preço de 13,80 libras (51 reais) cada uma, foram consumidas no período de menos de dois anos. Foram compradas também mais de 6.000 garrafas de vinho tinto e 8.500 de champanhe.

Leia também

Quem são os inimigos da ideia europeia?

Partidos pró e contra a independência da Escócia apelam para o bolso do eleitor

Partido de extrema-direita é o grande vencedor em eleição local inglesa

A cerveja, ícone dos pubs britânicos, encareceu a conta, com um total de 33.700 pints (medida de quase meio litro) da variedade ‘ale’, uma das mais amargas e escuras encontradas na Grã-Bretanha. De uísque, foram bebidas 3.600 garrafas e, de vinho do porto, 2.300. A despesa nos bares de Westminster, sede do Parlamento britânico, aumentou progressivamente nos três últimos anos, reporta o jornal.

O consumo de álcool, no entanto, não só aconteceu nos bares do Parlamento. Cerca de um quarto das garrafas foram vendidas nas lojas da Câmara dos Comuns. Entre as bebidas preferidas dos deputados britânicos compradas nas lojas, ficaram o vinho tinto merlot, o uísque e o champanhe. O gasto total com bebidas alcoólicas e serviços de hotelaria no Parlamento britânico é de 5 milhões de libras (18,71 milhões de reais) por ano, relata o jornal.