Clique e assine a partir de 9,90/mês

Deputado opositor reeleito é assassinado na Guatemala

Por Johan Ordoñez - 13 jan 2012, 14h44

Desconhecidos assassinaram a tiros o deputado guatemalteco reeleito Valentín Leal, da oposição, e um irmão que o acompanhava ao centro histórico da capital, um dia antes da posse para o novo mandato, informou nesta sexta-feira o futuro presidente Otto Pérez.

“Estamos lamentando o assassinato do deputado Valentín Leal”, que morreu nesta sexta-feira no ataque junto a um irmão, declarou a jornalistas Pérez, que no sábado tomará posse como presidente da Guatemala para os próximos quatro anos.

Segundo testemunhas, homens que viajavam em motocicletas dispararam contra o veículo no qual viajavam o deputado, seu irmão Erick Leal e um guarda-costas, que ficou ferido, em pleno centro histórico, a poucos metros do edifício do Congresso.

Pérez afirmou à imprensa que Leal havia sido reeleito pelo opositor partido Liberdade Democrática Renovada (Líder, direita), pelo departamento de Alta Verapaz (250 km ao norte da capital), mas participou na quinta-feira de uma reunião do Partido Patriota, que assumirá o poder.

Continua após a publicidade
Publicidade