Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Debate de posse do Governo grego será retomado neste sábado

Atenas, 7 jul (EFE).- O debate de posse do novo Governo tripartite grego será retomado neste sábado no Parlamento de Atenas com o discurso do ministro das Finanças, Yannis Stournaras, e com as esperadas críticas da oposição esquerdista.

O primeiro-ministro, o conservador Antonis Samaras (Nova Democracia), apresentou na sexta-feira o programa pactuado com seus parceiros de Governo (social-democratas e centro-esquerdistas) e afirmou que terá como objetivo acelerar as privatizações para arrecadar mais dinheiro e evitar novos cortes.

Samaras também falou sobre a necessidade de renegociar os termos do memorando de medidas de austeridade imposto por Bruxelas ampliando os prazos, ‘mas sem mudar os objetivos’.

As propostas de privatização provocaram uma forte reação do principal partido da oposição, o esquerdista Syriza, cujo líder, Alexis Tsipras, se pronunciará no debate deste sábado.

A sessão será abertas às 18h (local, 12h de Brasília) com o discurso do ministro das Finanças. Os 71 deputados do Syriza anunciaram que abandonarão o plenário ‘por razões simbólicas’ quando a palavra estiver com o líder do partido neonazista Amanhecer Dourado, Nikolaos Mijaloliakos.

No domingo, acontecerá a votação de posse do novo executivo para a qual não são esperadas surpresas, já que os três integrantes do Governo, o partido conservador Nova Democracia, o social-democrata Pasok e a centro-esquerdista Dimar, somam 179 das 300 cadeiras do Parlamento. EFE