Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

David Cameron visita tropas no Afeganistão

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, realizou nesta sexta-feira uma visita surpresa a militares do Reino Unido mobilizados no Afeganistão, anunciou Downing Street.

Cameron visitaria inicialmente Camp Bastion, a base da província de Helmand onde encontra-se a maior parte dos 9.500 militares britânicos, mas o mau tempo forçou o fechamento da pista de aterrissagem e seu voo foi desviado para a cidade vizinha de Kandahar, informaram os meios de comunicação britânicos.

Em Kandahar, onde há apenas um pequeno número de soldados de Sua Majestade, o primeiro-ministro se reuniu com o esquadrão da Real Força Aérea (RAF), que pilota aviões Tornado em missões por todo o país centroasiático.

Cameron, que vestia um casaco preto, calça esportiva e botas, conversou com os pilotos acompanhado por uma xícara de chá, segundo as imagens divulgadas pelas redes de televisão BBC e Sky News.

Referindo-se ao tempo, o primeiro-ministro brincou: “Mudou levemente nossos planos”.

Esta visita, que não foi anunciada anteriormente por motivos de segurança, ocorre menos de seis meses após a última viagem de Cameron ao Afeganistão, no início de julho.

Poucos dias depois, Cameron anunciou no parlamento que o Reino Unido retiraria 500 militares do Afeganistão antes do fim de 2012.