Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Daniel’ vira furacão enquanto se afasta do litoral mexicano

México, 6 jul (EFE).- A tempestade tropical ‘Daniel’ se transformou nesta sexta-feira em furacão de categoria 1 enquanto se afasta do território mexicano em seu deslocamento rumo ao oeste no Oceano Pacífico, informou o Serviço Meteorológico Nacional do México (SMN).

‘Daniel’ está 1.205 quilômetros ao sudoeste de Cabo San Lucas, no estado da Baixa Califórnia do Sul, indicou o SMN em um boletim emitido às 22h locais (0h de Brasília).

O ciclone registra ventos sustentados de 120 km/h, com sequências de 150 km/h, enquanto avança em direção oeste a 19 km/h.

A dependência previu que ‘Daniel’ seguirá intensificando-se e desenvolverá ventos sustentados de 130 km/h e sequências de 160 km/h às 7h locais deste sábado (9h de Brasília).

O SMN também acredita que ‘Daniel’ continuará se afastando do litoral mexicano, embora tenha recomendado à navegação marítima nas imediações do fenômeno que tome cuidado com chuvas, ventos e ondas fortes.

O organismo prevê a formação de 13 ciclones na atual temporada de furacões no Oceano Pacífico, que começou em 15 de maio e chegará ao fim em 30 de novembro.

Até agora, três dos fenômenos se transformaram em furacões: ‘Bud’, que chegou a categoria 3 na escala de Saffir-Simpson, de cinco níveis, sem causar grandes danos; ‘Carlotta’, que deixou três mortes no estado de Oaxaca; e ‘Daniel’. EFE