Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Dançarina mantinha blog sobre namoro com ex-técnico da CIA

Namorada de Edward Snowden publicava detalhes sobre a rotina do casal no Havaí, viagens ao Japão e a Hong Kong, para onde o técnico fugiu depois de revelar informações sobre programa secreto do governo americano

Por Da Redação 11 jun 2013, 18h03

O ex-assistente técnico da CIA Edward Snowden deixou poucas informações sobre sua vida pessoal na internet. Sua namorada, ao contrário, detalhou a vida do casal em um blog. Lindsay Mills, de 28 anos, se descreve como uma dançarina de pole-dance e amante da natureza. Nos últimos dias, ela desabafou sobre a fuga do namorado, que deixou os Estados Unidos ao revelar detalhes sobre a espionagem do governo americano nos servidores centrais das maiores empresas de internet dos Estados Unidos. Os detalhes sobre o programa secreto do governo foram revelados pelos jornais The Guardian e Washington Post na última semana.

Intitulada “Aventuras de uma viajante do mundo, heroína dançarina de pole-dance”, a página trazia informações sobre a vida do casal no Havaí. O histórico de mensagens do blog trazia informações como um período em que o casal morou no Japão e até de uma viagem de férias que ambos fizeram a Hong Kong, para onde Snowden fugiu antes de assumir a responsabilidade pelo vazamento de dados sigilosos. Depois que sua identidade foi divulgada, ele deixou o hotel em que estava hospedado e não foi mais visto. E o blog de Lindsay foi retirado do ar.

Leia também:

Governo vasculha dados de fontes como Google e Facebook

Continua após a publicidade

Vazamento de programas de vigilância é um ‘grande dano’, diz Clapper

Jornalistas foram intimidados pelos aliados de Obama

O relacionamento com Snowden já durava oito anos, segundo informação colocada no blog. O casal aparece em várias fotos acampando, mergulhando, ou saindo com os amigos. Certa vez, Lindsay descreveu o namorado como “homem misterioso” e se referia a ele usando apenas a inicial “E”. As frequentes viagens levaram Lindsay a informar seu paradeiro aos amigos pela internet. “Aos que esqueceram, eu me mudei para o Havaí para continuar com o meu relacionamento com E. Estou em uma montanha-russa emocional desde que saí do avião”, escreveu, em 30 de julho de 2012.

Além de comentar sobre a dificuldade de apresentar Snowden para os seus amigos – que chegavam a duvidar de sua existência -, Lindsay fazia referências à desconhecida carreira do namorado. Em um post, ela dizia ser uma misteriosa mulher internacional e brincava com o fato de se apresentar em um show de dança com referência ao famoso espião 007, informou o Telegraph. Ela também chegou a postar uma foto com a máscara símbolo do grupo hacker Anonymous, e reclamou da decisão do YouTube de deletar um vídeo de sua conta devido a uma infração a direitos autorais.

Sem ter aparente conhecimento dos motivos que fizeram o seu namorado viajar com urgência para Hong Kong, Lindsay demonstrou surpresa ao ver Snowden admitir ser a fonte das informações sobre o programa secreto do governo, no domingo. “Eu não sei mais o que vai acontecer. Não consigo mais me sentir normal. Meu mundo se abriu e se fechou de uma só vez. Me deixando perdida no mar sem bússola. Neste momento, tudo o que eu sinto é solidão”. Em sua última postagem, na segunda-feira, ela disse que refletia sobre todos que passaram por sua vida nos últimos anos. Ao citar Snowden indiretamente, Lindsay afirmou: “Às vezes a vida não nos permite dar adeus de forma apropriada”.

O jornal The Washington Post falou com amigos de Lindsay que confirmaram que o blog foi escrito por ela e que o namorado ao qual ela se referia como “E” era mesmo Edward Snowden. Esses amigos garantem que ela foi totalmente pega de surpresa pela decisão do namorado de revelar as informações secretas do governo. “Eu acabei de falar com ela”, disse um amigo que mora no Havaí. “Eu sei que ela não tinha ideia”.

Continua após a publicidade

Publicidade