
Rum cubano pode servir como pagamento de dívida entre Cuba e República Checa (Yamil Lage/AFP)
Sem dinheiro para pagar uma dívida antiga, Cuba ofereceu quitar seus débitos com a República Checa através de alguns bens que o país tem de sobra. Segundo comunicado do Ministério das Finanças checo, a proposta incluía garrafas do cobiçado rum cubano.
“O partido Cubano, como uma possível solução, ofereceu uma lista de commodities. Inclusive diversas marcas de rum”, declarou a vice-ministra Lenka Dupakova, nesta sexta-feira. Segundo a imprensa local, a dívida do país comunista com o antigo aliado chega a 7 bilhões de coroas checas (cerca de 916 milhões de reais). De acordo com a ministra, porém, o valor ainda não foi fechado, já que as conversas sobre o pagamento iniciaram apenas no fim do ano passado.
Segundo o jornal local Dnes, Dupakova tratou a oferta cubana como “uma opção interessante”. “Há marcas relativamente desconhecidas que podem ser boas, mas teríamos que divulgá-las e lançá-las no mercado”, comentou. Em 2015, a República Checa importou 892 toneladas de rum cubano, o equivalente a 53 milhões de coroas checas (cerca de 7 milhões de reais).
A dívida entre as nações faz parte da herança de laços comerciais entre Cuba e a antiga Checoslováquia, que se dividiu entre República Checa e Eslováquia em 1993. Apesar de não rejeitar o plano, a ministra disse “pelo menos parte do débito deve ser pago em dinheiro” para que o acordo seja favorável ao país.
Vejam só!
Antigos parceiros, os ex-comunistas europeus cobram a conta!
Já um certo país latino-americano perdoa as dívidas!
Fácil entender o atoleiro onde está!
CurtirCurtir
Essa negociação realmente é inusitada, pagar divida com bebina. O usual é quem consome e pendura a conta paga depois pela bebida. Será que vai voltar o sistema de “escambo”???
CurtirCurtir
Seria tudo que lula queria, receber o empréstimo do porto de Mariel, 1 bilhão em rum o cachaceiro iria morrer afogado no rum.
CurtirCurtir
Tô achando que tambem vamos receber em Rum, haja fígado.
CurtirCurtir
Paga a conta com RUM, vicia o credor, depois vende mais rum. Faz lembrar o capitalismo !.
CurtirCurtir
Eles pagam com Rum e afogam as magoas com vodca !
CurtirCurtir
Pagando com Rum, com a ressaca acabam desistindo da dívida !
CurtirCurtir
Só 900 e poucos milhões de reais?? Não é nada perto da fortuna pessoal de Fidel Castro, estimada em quase 1 bilhão de dólares. Eita socialismo bom esse!!! O povo na mierda e os Castro na vida de luxo.
CurtirCurtir
São mesmo uma piada de país… Terra de cachaceiro… Muitos intelectuais e artistas brasileiros iam topar!
CurtirCurtir