Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Cuba decreta luto oficial de 3 dias pela morte de Kim Jong-il

Por Da Redação 20 dez 2011, 00h52

Havana, 19 dez (EFE).- Cuba decretou nesta segunda-feira três dias de luto oficial pela morte do líder norte-coreano Kim Jong-il, segundo informou a televisão estatal da ilha.

‘O Conselho de Estado da República de Cuba decretou luto oficial por causa do falecimento do companheiro Kim Jong-il, presidente do Comitê de Defesa Nacional e secretário-geral do Partido do Trabalho da República Democrática Popular da Coreia, durante os dias 20, 21 e 22 de dezembro’, indica a nota oficial.

Durante o período, a bandeira nacional cubana será içada a meio mastro nos edifícios públicos e nas instituições militares.

A Coreia do Norte anunciou nesta segunda-feira a morte de Kim Jong-il, aos 69 anos, em decorrência de um ataque cardíaco, após 17 anos dirigindo o país, que prepara agora a sucessão com seu filho mais novo, Kim Jong-un.

Coreia do Norte e Cuba têm convênios de cooperação nos setores de educação, petróleo, agricultura e comércio.

Nos últimos dois anos várias autoridades norte-coreanas visitaram a ilha, como o chefe do Estado Maior Geral das Forças Armadas norte-coreanas, Ri Yong-ho, que foi recebido pelo presidente Raúl Castro em Havana em novembro deste ano. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade