Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cuba anuncia a unificação de sistema monetário duplo

O regime iniciará o processo para colocar apenas uma moeda em circulação

O regime de Cuba anunciou nesta semana a unificação das duas moedas que estão em circulação no país. A medida, aprovada pela ditadura dos irmãos Castro, visa por um fim à disparidade econômica na Ilha. Segundo a rede CNN, o peso convertível cubano (CUC) será extinto gradualmente. A intenção é tornar o peso cubano (CUP) a única moeda vigente no país. O valor do CUC é equivalente ao dólar americano, enquanto o CUP vale apenas quatro centavos da moeda dos Estados Unidos.

Leia também:

Entra em vigor a nova lei tributária de Cuba

Idealizado em 1994, o sistema monetário tinha o objetivo de proteger a frágil economia cubana, mas serviu apenas para aumentar a desigualdade social no país. Enquanto o CUC tem uso restrito para o turismo e pessoas envolvidas diretamente com a visita de estrangeiros, os trabalhadores locais recebem os salários em CUP. A rede CNN apontou que a maioria dos cubanos recebe apenas vinte dólares mensais.

Como se não bastasse a disparidade econômica, o regime cubano avalia os bens de consumo com base no CUC, o que impede o acesso de boa parte da população a itens de valor. O regime cubano dizia há meses que unificar as moedas era uma prioridade do governo. A medida, no entanto, não tem um prazo definido para entrar em vigor. O Banco Central de Cuba anunciou que continuará trabalhando com as duas moedas e dará tempo à população para converter as economias acumuladas nos últimos anos.