Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Cruz Vermelha recebe autorização da Síria para entrar em reduto opositor

Por Da Redação 1 mar 2012, 15h21

Damasco, 1 mar (EFE).- O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) recebeu autorização das autoridades de Damasco para entrar no bairro de Baba Amr, na cidade de Homs, informou à Agência Efe o porta-voz da instituição na Síria, Saleh Dabakeh.

Segundo Dabakeh, os membros da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho tentarão entrar em Baba Amr nesta sexta-feira para retirar os feridos e levar ajuda humanitária.

‘Se Deus quiser, amanhã mesmo tentaremos, desde que não haja algum imprevisto’, disse Dabakeh. ‘Temos a aprovação do governo sírio para fazer chegar alimentos e remédios, e para retirar os feridos e os doentes. Tentaremos internar os feridos em hospitais o mais rápido possível’.

O regime sírio anunciou nesta quinta-feira que recuperou o controle total do bairro de Baba Amr de Homs e que ‘limpou a área de grupos armados’, após uma última ofensiva lançada há mais de 24 horas, após quase um mês de bombardeios e combates.

Uma fonte de segurança, que pediu para não ser identificada, informou à Agência Efe que os soldados fizeram buscas em ‘cada rua, túnel e casa’ à procura de armas e homens armados, aos quais o regime acusa de estar por trás da revolta que começou há um ano.

‘Ainda resta um pouco de trabalho a fazer, mas posso garantir que Homs voltou a ser território seguro’, ressaltou a fonte.

O chamado Exército Livre Sírio (ELS) – composto em sua maioria por desertores do regime – indicou ter iniciado ‘retirada tática’ de suas bases em Baba Amr. EFE

Continua após a publicidade
Publicidade